Nós somos a número 1 em serviços de Mudanças!
Rua Helios Seelinger, 155 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
(+55)21 4040 4009

Fobia de mudança: Tropofobia

Você sabia que existe um nome para a fobia de mudança? É a Tropofobia. E esta é uma situação pela qual todos um dia irão passar. Muitas pessoas sentem muita angústia, medo, ansiedade e uma série de preocupações quando vão mudar de casa. Não são apenas os itens que vão dentro de caixas no caminhão, há muito mais envolvido por trás de ir para um novo local.

Inclusive, com o que se leva, vão muitas lembranças- umas boas e outras ruins. Se mudar de casa é algo que requer levar os móveis, mas também há os bens imateriais como lembranças. E nem sempre é fácil romper essa barreira e deixar um local onde já se está acostumado para partir para o novo.

Então, é por conta disso que muitas pessoas sofrem demais com esse processo. E se você está passando por essa situação, esperamos que este texto te ajude a se informar sobre o assunto. Vale lembrar que este conteúdo não substitui uma consulta com um profissional qualificado para te ajudar a desenvolver ferramentas para lidar com o problema.

Possíveis causas e sintomas comuns

Primeiramente, se tratando das causas, isso pode ser muito relativo e varia de caso em caso. Depende de particularidades e contextos da vida de cada pessoa que sofre com o transtorno. Entre elas podem estar experiências traumáticas do passado, que sejam relacionadas à mudanças. Isto pode gerar traumas que, se não tratados, podem permanecer revisitando alguém que impactando emocionalmente.

E sem dúvidas, também é necessário levar em consideração, como dito anteriormente, o contexto onde o indivíduo cresceu e como ele se formou quem é. Há pessoas que durante a infância, ou ao longo da vida, enfrentaram duras experiências de mudanças muito negativas. E isto pode tê-las afetado muito negativamente, causando um trauma. Então, como resultado disso, ocorre o processo de fobia.

Então é por isso que você deve abraçar o novo. Se permita vivenciar experiências diferentes. Combata o desespero. Desapegue. Na prática, tudo isso é bem mais difícil do que na teoria. Porém também é muito mais compensador agir, do que falar. Siga em frente, tenha paciência com o seu tempo de processo. Não deixe de dar um passo a frente por receio de quedas pelo caminho.

medo de mudança: tropofobia

Fobia de Mudança: entendendo a Tropofobia

Conversamos com o Psicólogo Hamilton Magalhães para entender o assunto. A tropofobia é o alto nível de medo, aversão extrema à mudança. Não se trata de algo mais simples como um desconforto – o que também já é ruim. Esta condição tem como característica a ansiedade em níveis extremos, profundos, que podem afetar em escalas significativas a qualidade de vida da pessoa. Assim como em outras fobias, neste caso a manifestação também ocorre por meio de uma reação emocional que é totalmente desproporcional ao que é a real ameaça que pode ser oferecida pela situação que causa medo, no caso a mudança.

E vale ressaltar que não se deve ignorar caso você esteja enfrentando esta situação ou conheça alguém que esteja. Toda identificação de ansiedade ou fobias deve ser tratada com amparo de profissionais. Problemas assim, se não tratados, podem causar quedas drásticas na qualidade de vida e afetar diretamente a produtividade.

Como você pode tentar lidar?

Somado a isso, faça uma lista de prós e contras. Note que a experiência em si não é totalmente negativa. Poderá conhecer pessoas novas que talvez serão seus melhores amigos em uns anos. Ou criar lembranças em um novo lugar que pode passar a ter todo o seu amor. Certamente, hoje, na sua vida há situações, pessoas ou lugares onde você se sente confortável, mas que em um primeiro contato podem ter sido um desafio.

A tropofobia também fala sobre o medo de mudanças no geral, mas o mais comum é o medo de mudança de casa. E entre os principais fatores de queixa das pessoas que sofrem com o problema, estão o medo do desconhecido. Sair da zona de conforto pode realmente causar extrema angústia em quem tem essa condição. Além disso, outra questão é que o desconhecido também envolve outras pessoas com quem se terá que lidar, como novos vizinhos. Tudo isso pode colaborar para o sentimento de estar desprotegido.