Mudanças comerciais e residenciais
Sem dúvidas, é indispensável ficar por dentro do que é permitido ou não em cada caso. Você deve manter uma boa comunicação com o síndico, com a administração. Eles saberão te informar aspectos fundamentais para a realização da sua mudança. E tudo isso sem gerar maiores transtornos nem para você nem para os demais condôminos. Se ficar por dentro das regras e respeitá-las, poderá evitar problemas e ter uma mudança mais tranquila.
A seguir, acompanhe o bate-papo do Mudanças Rio de Janeiro com Mônica Riedlinger, síndica em mais de dez condomínios no Rio de Janeiro.
Mudanças comerciais e residenciais: respeito às regras
Primeiramente, quando se fala de mudanças comerciais e residenciais, o respeito às regras é indispensável. Se você quer viver em um ambiente tranquilo, todavia terá que ficar bem informado para garantir que está cumprindo com suas obrigações. Seja o caso de transporte de itens da sua empresa, ou do seu lar, há algumas iniciativas que você deve tomar.
Então já vamos ressaltar que o cumprimento ao que foi pré-estabelecido é algo comum entre os dois tipos. Ambos têm aspectos a serem respeitados. Como por exemplo o horário que você pode realizar mudanças, em quais dias da semana e sobre o uso de espaços comuns como elevadores. Essa transparência é, sem dúvidas, indispensável para evitar conflitos, incômodos às demais pessoas presentes e para permitir que todas as medidas corretas sejam tomadas.
Mudanças em condomínios residenciais
Quando o assunto são mudanças em condomínios residenciais, é importante saber que as regras são definidas de forma estratégica. Notadamente com o intuito de promover a harmonia através da boa convivência. Primeiramente, é indispensável comunicar com antecedência ao síndico e à administração do condomínio sobre a data e o horário previstos para a mudança. O aviso prévio colabora para que todo o processo seja realizado com transparência e suporte. Assim, tanto os responsáveis pelo local, como também a equipe de mudanças, podem dar mais assistência durante a realização do processo.
Especialmente porque, estando bem informado, fica mais simples fazer essa ponte entre os profissionais. Tudo isso colabora para evitar conflitos e permite que as medidas sejam tomadas. Em consequência disso, todas as ações necessárias estarão asseguradas, resguardando os seus direitos e respeitando os dos demais, além de evitar imprevistos ou problemas sérios durante a mudança.
Mudança comercial
Em contrapartida, mudanças em edifícios comerciais exigem uma abordagem bem objetiva e ao mesmo tempo eficiente. Ao contrário dos condomínios residenciais, onde o foco está mais para a preservação do ambiente íntimo dos moradores- embora nos dois tipos haja respeito pelas áreas comuns-, no caso de edifícios comerciais prevalece a continuidade das atividades das empresas ali presentes.
Logo, a comunicação prévia é similar porque também é muito importante. Entretanto o planejamento deve ser mais metódico, detalhista. Um fato é que, horários de mudanças comerciais, consequentemente são fora do horário do expediente de trabalho convencional. Isto é, os transportes podem ser realizados a noite ou aos finais de semana. Especialmente porque esta escolha é feita pensando em não interromper o itinerário das demais empresas no local.
Semelhanças:
- Indispensável escolher muito bem os profissionais que realizarão a mudança
- Conhecer as normas do local e repassar para a equipe profissional que fará o transporte
- Proteger e embalar os pertences de forma adequada para evitar danos
- Respeito a todas as regras para mudanças, incluindo horários e formas como tudo deve ser realizado
- Transparência na comunicação para garantir o sucesso do processo