Regras: mudanças em condomínios
Regras sobre mudanças em condomínios despertam algumas dúvidas, assim como outros aspectos sobre essa moradia que é um marco do urbanismo. Morar em condomínios é uma experiência que requer saber respeitar tanto a individualidade de cada um, como também o coletivo. Para que a convivência seja harmoniosa, algumas medidas são estabelecidas.
Por esse motivo todo condomínio possui uma administração, um síndico com quem os moradores podem falar. Inclusive também são organizadas reuniões para discutirem medidas pensadas no bem-estar de todos. Dentro dessas iniciativas estão as regras, que podem variar de acordo com cada condomínio. Essa diferença é porque cada espaço tem suas particularidades. Deve ser avaliado individualmente, mesmo que algumas exigências e restrições às vezes fiquem em comum com outros locais.
Nós do Mudanças Rio de Janeiro entramos em contato diretamente com a SECOVI, que é o Sindicato das empresas de compra, venda, locação e administração de imóveis e de condomínios do Estado do Rio de Janeiro. Eles nos encaminharam até a Mônica Riedlinger. Ela é síndica em mais de dez condomínios e conversou conosco sobre temas muito importantes a respeito de regras para mudanças em condomínios. Acompanhe em vídeo:
Procure a administração para saber sobre as regras de mudanças no seu condomínio
Como mencionado anteriormente, as regras podem variar de acordo com o condomínio. Então você deve procurar os responsáveis para se informar a respeito. Pergunte sobre os detalhes antes de marcar a sua mudança. E após saber o necessário, informe a data e horário para o síndico. É por que ele deve ficar ciente, até mesmo para poder te prestar alguma assistência caso você precise
Primeiramente informe que irá se mudar e que precisa saber sobre as regras nesse caso. Assim como destacado por Mônica, há questões que devem ser observadas: como por exemplo o uso dos elevadores pela equipe de mudanças e os horários permitidos. Esse passo deve vir logo no início do seu planejamento, porque é através dele que você poderá organizar todo o resto de forma bem sucedida. Como resultado de uma boa comunicação, é possível realizar o transporte de forma mais tranquila e consciente. Pegue as informações de como proceder junto de suas novas chaves!
Avise sobre as regras de mudanças em condomínios para a equipe de mudanças
Não menos importante que os demais fatores, é indispensável você compartilhar tudo que te informaram a respeito das regras para mudanças em condomínios. Conte antecipadamente para a equipe sobre as regras para que possam planejar tudo da melhor maneira. Desse modo os profissionais saberão como fazer todas as etapas respeitando o combinado e as áreas comuns. Além de que também entra na logística e facilita o trabalho dos profissionais, fazendo com que tanto você como eles ganhem tempo.
Isso tudo porque é muito importante que a equipe de mudanças saiba sobre como poderá utilizar o elevador, caso você não more no primeiro andar, para carregar seus pertences. O elevador é um espaço de uso comum, é indispensável que as normas sobre o uso dele sejam obedecidas rigorosamente. Aí também saberão à partir de que horário podem chegar, se o caminhão pode entrar no condomínio ou onde pode estacionar. São todas essas coisas que facilitam a logística no processo e o tornam menos cansativo mental e fisicamente. Acompanhe todo o processo de mudança o mais ativamente possível e oriente a equipe profissional que participar com você. É melhor ter uma experiência de mudança tranquila, como um algo novo e positivo na sua vida, do que se estressar com eventuais problemas por descumprimento de regras.
Vamos recapitular…
- Se informe sobre os detalhes das regras de mudanças
- Informe tudo sobre o dia e o horário
- Faça a ponte da informação entre o condomínio e a equipe de mudanças
- Respeite tudo o que for repassado a você