Nós somos a número 1 em serviços de Mudanças!
Rua Helios Seelinger, 155 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
(+55)21 4040 4009

Síndico pode impedir mudança?

Afinal de contas, síndico pode proibir mudança? Bem, esta é sem dúvidas uma questão recorrente para quem mora em condomínio e planeja ir para outro endereço. Principalmente porque este profissional é de extrema importância no espaço e é quem ajuda a fazer a ponte entre os moradores e as suas necessidades. A administração segue regras que são estabelecidas pensando no bem-estar dos moradores.

No entanto, é preciso ficar alerta sobre como proceder. Isso é porque as regras variam de acordo com cada condomínio, são estabelecidas pensando naquela comunidade de moradores em especial- mesmo que respeitem regulamentos de propriedade privada e leis do país. Em virtude de existir particularidades dependendo do local, vale a pena sempre ficar por dentro das permissões estabelecidas onde você mora.

Logo, é indispensável que você participe o mais ativamente possível de reuniões onde mora. Além do mais, fique de olho nos informativos que sejam deixados em quadros, elevadores, passados através de grupos de redes sociais ou seja qual for o meio pelo qual a administração informa sobre atualizações e questões importantes aos moradores.

Qual o papel do síndico?

Sobretudo, é preciso compreender o trabalho do síndico no condomínio. É um profissional muito importante na administração e sua comunicação com ele deve estar em dia. É responsável por promover e participar de iniciativas que mantenham uma boa convivência entre os moradores. Isso para que todos tenham uma experiência o mais positiva possível. Se trata de alguém que está por dentro de todas as informações de direitos e deveres de quem habita naquele espaço.

Além disso, faz parte do trabalho do síndico verificar se existem fatores que podem prejudicar a segurança dos moradores. Caso sim, procurar formas de resolver. Adicionalmente a isso, fiscalizar se os horários de silêncio estão sendo respeitados. Isso para não prejudicar o sossego do coletivo.

Em termos gerais, o síndico verifica se os espaços coletivos estão com sua integridade física e formas de uso sendo respeitadas. Também se há algum risco para quem mora no condomínio, ou o que pode ser melhorado pensando no bem estar de todos. Ainda dá suporte em caso de dúvidas individuais ou eventuais problemas que alguém possa ter e que sejam relacionados a questões administrativas.

thumb

De olho nas dicas de quem entende do assunto

Visando responder essa dúvida, a equipe do Mudanças Rio de Janeiro conversou com a síndica Mônica Riedlinger para esclarecer algumas coisas. Segundo ela, existem sim alguns casos onde o síndico pode proibir mudança. Entretanto, como dito anteriormente, isso só irá acontecer caso exista descumprimento de alguma das regras do condomínio. Mônica enfatizou a importância dos moradores ficarem atentos sobre as regras de onde moram.

Inclusive, dá para saber mais sobre regras para mudanças em condomínios no nosso Blog. Assim você fica por dentro de como proceder na sua mudança. Garanta seus direitos e cumpra seus deveres em respeito aos demais moradores. Faça tudo dentro dos conformes. Tenha uma mudança tranquila e faça deste período transitório na sua vida uma oportunidade de boas experiências!

Então o síndico pode proibir mudanças?

Assim que você já entendeu o trabalho deste profissional, dá para compreender que na realidade todas as suas iniciativas giram em torno de promover o bem-estar de todos. Então essa pergunta é relativa, a sua resposta varia. Depende do caso particularmente e o contexto deve ser analisado. Em alguns casos a administração não poderá proibir a mudança. Mas em outros sim. Como saber se no seu caso a proibição está correta? Diante disso tudo que foi listado, você deve analisar as seguintes questões:

  • A sua mudança está respeitando todas as regras para mudanças?
  • O horário que você marcou se enquadra dentro do permitido?
  • Você avisou com antecedência sobre precisar usar áreas comuns na sua mudança, como o elevador?

Após responder essas questões, se toda a organização da sua mudança estiver dentro das regras pré estabelecidas, não tem um motivo para impedimentos. O síndico pode, sim, proibir mudança em casos onde exista o risco da sua segurança ou dos demais moradores ser comprometida. Além disso, também pode existir proibição caso seja desrespeitado o horário pré-estabelecido de mudanças, porque não se pode atrapalhar o sossego de outros moradores. Não menos importante, não pode ficar de fora o respeito ao uso das áreas comuns, como no caso dos elevadores para o carregamento dos seus itens pelas equipes de mudanças.