Nós somos a número 1 em serviços de Mudanças!
Rua Helios Seelinger, 155 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Orientações: lidar com Tropofobia

Como explicamos nos posts anteriores, a Tropofobia é o medo extremo de mudanças e isso inclui mudanças de casa também- além de mudanças na vida de modo geral. Verifique nossas publicações anteriores e compreenda mais ainda sobre o assunto. Se você está passando por essa situação, ou conhece alguém que esteja, esperamos que este conteúdo seja útil para te ajudar a lidar com isso. Não permaneça procrastinando a respeito de procurar uma solução para enfrentar o que está passando. A inércia pode te impedir de vivenciar mais qualidade de vida, novas experiências positivas e até mesmo de obter progresso em várias áreas da sua vida, desde questões pessoais a profissionais.

O Mudanças Rio de Janeiro pediu orientações ao Psicólogo e Psicanalista Hamilton Magalhães sobre como alguém pode lidar com a Tropofobia. Confira em vídeo:

Pedimos orientações sobre como lidar com a tropofobia ao mudar de casa

A equipe do Mudanças Rio de Janeiro conversou com o Psicólogo e Psicanalista Hamilton Magalhães. Fomos até ele saber mais sobre essa fobia que tem o nome pouco conhecido, mas infelizmente vitima muitas pessoas atualmente. Não é incomum achar alguém que se veja totalmente estagnado em várias áreas da vida por não conseguir sair da zona de conforto. E dessa forma se mantém em um trabalho onde não se sente realizado, em relacionamentos prejudiciais, e isso também se manifesta muito através de não conseguir mudar de endereço.

Hamilton comentou que nós, seres humanos, temos forte tendência a nos sentirmos confortáveis com aquilo que nos é familiar. Caso contrário, nos deparamos com a insegurança- e vale comentar que é assim que se dá a Tropofobia. Ele disse que é necessário trabalhar essa questão, encontrar qual é o desconforto e dessa maneira tentar driblar essa dificuldade.

E ainda recomendou a procura por ajuda profissional para enfrentamento da Tropofobia, seja através de Psicólogo ou Psicanalista. Com amparo, o caminho para achar a melhor forma de combater a fobia pode ficar mais claro. Hamilton explicou que as questões por trás do problema podem ter raízes bem mais profundas do que se imagina. Vem daí a importância de apoio para compreender o que se está passando e conseguir lidar melhor com o novo.

orientações: como lidar com a tropofobia

Procure as raízes do problema

As fobias podem vir de um medo inconsciente, sem terem relação direta com algum acontecimento traumático ao longo da vida de alguém, ou terem ponto de partida no oposto disso. Há fatos que podem marcar tão negativamente, que viram gatilhos que desencadeiam problemas relacionados à saúde emocional. E muitas vezes não conseguimos identificar de onde se originou a angústia que sentimos hoje.

Seja por conflitos por falas vindas de familiares, amigos ou pessoas com quem convivemos, ou por experiências que levaram a um entendimento de que é melhor se recolher, é preciso identificar de onde surgiu o gatilho. Assim como aprendemos coisas conscientemente, como por exemplo andar de bicicleta, também aprendemos indiretamente.

Isso tudo porque, por reforçarem ao longo da nossa vida algumas atitudes, ou falas, de alguma maneira também podemos desenvolver o entendimento do que é correto e do que não. Assim como também sobre o que é seguro e o que não. E então criar um hábito de se acostumar a estar o máximo possível só dentro da zona de conforto. Permanecer na mesma casa pode gerar uma sensação de maior segurança e, ao se deparar com a necessidade de se mudar, desencadear os sintomas da Tropofobia.

Um resumo para reforçar as orientações:

  • Procure ajuda profissional
  • Avalie as possíveis raízes do problema
  • Não deixe de procurar uma solução, não se acomode nessa situação desconfortável
  • Saiba que é possível enfrentar este problema com sucesso