Nós somos a número 1 em serviços de Mudanças!
Rua Helios Seelinger, 155 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Gatos: mudança de residência

Quando se fala em gatos, mudança de residência pode ser um período difícil para eles. Isso porque costumam ser muito territorialistas e são conhecidos por suas personalidades fortes. Genuínos e com uma autoestima acima da média, podem se achar donos de seus próprios proprietários. Esses são os nossos tão apaixonantes e amados bichanos.

E é por serem tão ligados ao local onde moram, que a experiência de um local lar pode ser extremamente estressante para eles. São animais de hábitos, isso inclui onde moram. O que foge do tato já conhecido deles, lhes gera muito desconforto e já são naturalmente muito desconfiados.

O ponto crucial para uma transição mais suave e bem sucedidada, envolve uma preparação com muita paciência, cuidado e atenção às necessidades dos felinos. Saiba mais em vídeo.

Os primeiros dias do gato após mudança de residência

Logo que chegar na sua nova casa, introduza o animalzinho em um cômodo onde esteja disponível facilmente para ele todos os seus itens essenciais. Entre eles estão água, comida, caixa de areia e brinquedos. Essa soma de ações ajuda a criar uma sensação de segurança para ele, que estará ainda se acostumando com os sons e cheiros que encontrará no endereço que estará conhecendo.

E falando em manter em fácil alcance alguns itens, os gatos, como dito por Rogerio em vídeo, procuram por facilidades relacionadas a alimentação. Então o potinho cheio é sagrado para eles, é uma garantia de bem-estar e conforto na noção desse animalzinho. Vale frisar, novamente, que eles são ligados a hábitos. Então mantenha uma rotina com constância com relação ao horário de alimentação e brincadeiras também.

Gatos: mudança de residência

Conhecendo o novo ambiente

Pode levar alguns dias para que seu gato se demonstre mais à vontade para explorar outros cômodos da casa nova. E isso pode variar de caso para caso, uns desenvolvem essa questão mais rápido que outros. A ajuda dos donos é de suma importância e ainda se soma com a própria personalidade deles.

Então, ao notar que seu pet já está demonstrando estar mais aberto ao espírito explorador felino, o permita desbravar o restante do lar sob supervisão. Antes, indispensavelmente, você deve verificar se todas as portas estão fechadas. Também é ideal que coloque telas de proteção nas janelas para que tudo isso evite fugas. O conhecimento gradual do ambiente ajuda que ele estabeleça seu território no próprio ritmo e não sinta muito um peso de sobrecarga.

Monitore o progresso

Nos dias seguintes, até mesmo nas semanas que sucederão a mudança, acompanhe o mais ativamente possível o progresso e o comportamento do seu gato. Preste atenção a detalhes que entreguem sinais de estresse ou ansiedade, que podem surgir através de sintomas como mudanças no apetite, no comportamento ou até mesmo no nível de interação social.

Assim que o animal chega ao ambiente, é até comum que ele não coma nem beba água nas proporções normais, pois infelizmente pode estar muito espantado e confuso com o ambiente novo. Porém quando isso se prolonga, você precisa estar em alerta. Se durar tempo demais, pode comprometer a saúde e o bem-estar do seu pet. Então, caso realmente note barreiras muito firmes na adaptação, que cheguem a ponto de comprometer a saúde do animal, procure ajuda de profissionais como veterinários e adestradores.

Não pode faltar o principal: amor!

E o mais importante de tudo: dê muito amor e atenção. Tente faze-lo se sentir o mais confortável possível e perceber que não está sozinho passando por essa novidade. A sua presença pode reconfortá-lo bem mais do que você imagina. Então com tempo, cuidado, paciência e muito afeto, é possível ajudar o seu gatinho a se sentir em casa e seguro. Além de fortalecer cada vez mais o vínculo de amor entre vocês. Curta muito essa novidade juntinho do amor do seu felino.

Por fim, nós esperamos que tanto você como ele possam passar por isso com tranquilidade e juntos. Graças aos animais, por vezes não nos sentimos sozinhos e o contrário também acontece. Eles são parte da família e temos certeza de que você também tem essa preocupação. Justamente por isso está procurando aqui formas de ajudá-lo. Desejamos que esse período transitório seja o mais satisfatório possível. Também que a casa nova gere muitas novas lembranças boas e alegrias juntos.