Nós somos a número 1 em serviços de Mudanças!
Rua Helios Seelinger, 155 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Adaptação pet pós mudança

A adaptação do pet pós mudança não pode ficar de fora do seu planejamento quando for para um novo lar. Afinal de contas, eles também são parte da família. Se até para nós, seres humanos, mudar de endereço pode demandar algum tempo para nos acostumarmos, imagine para os bichinhos?

E é por isso que você não deve se esquecer de ter iniciativas para preparar um ambiente que facilite a transição do seu animalzinho para o novo ambiente. Se sentir em casa faz parte do bem-estar, isso também é importante para eles.

Pensando nisso, nós do Mudanças Rio de Janeiro conversamos com o Rogerio, adestrador e dono da PasseioDogsRJ. Ele nos deu orientações sobre como você pode ajudar seu animalzinho a se aconchegar no ambiente novo. Não perca:

Adaptação pet pós mudança: antecipe a preparação

Primeiramente, antes mesmo do dia da mudança, comece a preparar o seu pet para esse momento. Entre esta tarefa pode estar a introdução gradual de uma nova rotina que ele terá numa nova casa, para colaborar com que ele já comece a desenvolver o costume. Isso pode ser mais confortável e diminuir os impactos do novo, tornando tudo menos brusco. Associe a ideia da mudança a algo bom. O reforço positivo é muito eficaz.

E caso seu bichinho não seja familiarizado com a caixa de transporte, também apresente para ele aos poucos. Assim, caso vá ser levado dessa forma no dia da mudança, se sentirá mais à vontade. Inclusive, todas essas iniciativas giram em torno de criar uma situação mais confortável.

Adaptação pet pós mudança

Criar um espaço seguro se alia com a sensação de estar em casa

E logo assim que chegar na residência nova priorize, o quão mais imediatamente possível, estabelecer uma área que será uma espécie de refúgio. Esse ambiente deve conter os ambientes favoritos, caminha e itens que tenham os cheirinhos da antiga casa. Essas memórias afetivas podem levar acolhimento ao animal.

Tudo isso pensando em transmitir uma sensação de familiaridade, de estar perto de algo já conhecido. Manter essa noção de constância pode ser um auxílio na sensação de se sentir seguro e familiarizado com onde se está.

Inclusive, falando em dar a ideia de um terreno já conhecido, manter uma rotina faz parte desse fluxo de adaptação. Animais de estimação se sentem bem com rotinas pré-estabelecidas e estáveis. Então procure preservar os horários de passeios, alimentação e até mesmo de brincadeiras. É justamente a constância que pode ajudar a transmitir uma ideia de normalidade e segurança para o seu pet, no meio de tantas mudanças que ele estará enfrentando.

E o que não pode faltar?

  • Segurança em primeiro lugar! Verifique possíveis rotas de fuga, perigos, plantas tóxicas ou produtos químicos que sejam possíveis do animal ter acesso e, assim, evite acidentes futuros.
  • Faça adaptações na casa, se necessário. Instale telas em janelas e varandas, para evitar quedas ou fugas. Proteja também instalações elétricas, já que para eles às vezes pode parecer boa ideia mastigar coisas- qualquer coisa mesmo.
  • Realize a introdução gradualmente, deixe que explorem o ambiente aos poucos e no tempo deles. Use sempre reforço positivo para encorajar isso. Bastante carinho, recompensas e elogios não podem faltar.
  • Monitore o comportamento do seu bichinho. Veja se ele irá apresentar mudanças de comportamento bruscas e prolongadas, falta de apetite, reclusão ou sinais de estresse. Se necessário, consulte um veterinário.

Papo de quem entende do assunto!

Adaptação pet pós mudança

Em conversa com o Rogerio, da PasseioDogsRJ, ele comentou sobre a recomendação de procurar ajuda de um profissional. Um adestrador saberá te ajudar a amenizar os impactos negativos desse processo para o seu bichinho. Irá te orientar sobre como agir e amparar você e seu bichinho durante todo o processo.